Notícias | JustaPaz

Notícias

JustaPaz dinamiza projecto de Monitoria e Implementação das Recomendações do URP

A actividade serviu para criar interação e conhecimento dos grupos-alvos do projecto, identificar avanços e desafios na implementação e identificação/proposta de soluções, caso se mostrasse necessário, de forma a que o projecto alcance o que se propôs a resolver.

JustaPaz faz avaliação positiva sobre as ações do seu Plano Estratégico

Tendo em conta o Plano 2021-2024 e as ações do 2º semestre de 2021, a JustaPaz destaca a parceria com o Ministério de Administração Estatal e Função Pública, na capacitação dos Conselhos Consultivos Distritais sobre o papel destes no processo de desenvolvimento.

JustaPaz promove actividades para empoderar raparigas de Jangamo e Funhalouro

A violência baseada no género, uniões prematuras e forçadas continuam a afectar as mulheres e raparigas. Como consequência, muitas raparigas têm a sua saúde sexual e reprodutiva comprometida e ainda são forçadas a abandonar a escola, afectando negativamente o seu futuro.

Organizações da Sociedade Civil promovem debate para revisão da Política Nacional de Terras

O diagnóstico, que apresenta problemas da actual Política de Terras, evidenciado pela Comissão Técnica para Revisão da PNT, não foi validado pelas entidades que participam do processo. Por este facto, desqualifica-se como elemento que possa alimentar o Ante-projecto de PNT.

Governo, JustaPaz e parceiros lançam auscultação de Revisão da Lei dos Tribunais Comunitários

O processo visa actualizar o regime jurídico que cria a Lei dos Tribunais Comunitários, para definir a sua composição, organização, funcionamento, o seu enquadramento institucional, bem como a articulação com as instituições formais dos órgãos de justiça.

JustaPaz impulsiona actividades na província de Inhambane

As visitas se estenderam à Directoria Distrital de Educação de Jangamo, Escola Secundária Maria de Lurdes Mutola, Escola Secundária de Nhancoja, Escola Primária de Ligogo, especificamente para as raparigas da 7ª classe, pela promoção dos direitos da rapariga.

JustaPaz forma raparigas em Direitos Humanos

Através destas formações, a JustaPaz visa assegurar os direitos à cidadania para este segmento social, pela avaliação de políticas públicas, alcance dos objectivos, metas e focos sociais, bem como adequar os meios utilizados a estes fins.

JustaPaz apresenta Plano de Actividades para 2022 a 2024

Para a efectivação do plano de acção 2022 a 2024, a JustaPaz irá contar com a colaboração dos pontos focais dos Serviços Provinciais da Justiça, dos conservadores distritais e dos directores provinciais, nas províncias de Inhambane, Zambézia e Nampula.

Registo dos ex mineiros moçambicanos na África do Sul

A JustaPaz envolve-se no registo dos ex mineiros moçambicanos na África do Sul. O registo ainda está na fase piloto. Iníciou mês de Outubro de 2016 na província de Maputo (distritos de Manhiça, Magude) e província de Gaza (distritos de Xai-Xai e Chibuto).

Instituto de edificação da paz (IEPA)

É um programa com periodicidade anual, desenvolvido pela JustaPaz com objectivo de oferecer uma oportunidade à sociedade civil PALOP de reflectir e analisar aspectos relacionados à promoção da democracia, boa governação, desenvolvimento e edificação da paz.

Mecanismo de Revisão Periódica Universal dos Direitos Humanos

Na sequência de sua missão de promover abordagens construtivas e cooperativas de transformação de conflitos para edificação da paz a JustaPaz participou em Janeiro de 2016 junto de outras organizações moçambicanas, na sessão principal do processo de [...]

Programas: Governação e direitos humanos, polícia & Justiça Restaurativa e Abordagem religiosa PARA EDIFICAÇÃO DA PAZ

Entre os dia 27 de junho a 1 de julho de 2016 os membros dos conselhos distritais de inhassoro e morrumbene na província de inhambane beneficiam de uma capacitação na área de mediação e transformação de conflito.

Pão Para o Mundo (PPM) junta parceiros em Maputo

No passado dia 27 de Março de 2016, o Pão para o Mundo – Serviço Protestante para o Desenvolvimento juntou seus parceiros de Moçambique em mesa redonda na cidade Maputo, com o objectivo de colher informação sobre o modo pelo qual estes sincronizam o desenvolvimento de suas actividades.

Assine a nossa newsletter!

Receba as últimas notícias e publicações da Justa Paz, pois procuramos incentivar e promover a resolução construtiva de disputas em Moçambique.