JustaPaz promove actividades para empoderar raparigas de Jangamo e Funhalouro | JustaPaz

Notícias

A JustaPaz em parceria com os Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT), promoveram de 31 de Março a 05 de Abril do corrente ano actividades para fortalecer o desenvolvimento das comunidades nos distritos de Jangamo e Funhalouro, na província de Inhambane.

As actividades enquadram-se no projecto denominado “Fortalecimento do desenvolvimento da comunidade por meio de abordagens de resolução de conflitos, e empoderamento de mulheres e raparigas”, sendo que nesta primeira fase são focadas nos direitos das raparigas.

Ciente que em Moçambique tem se registado progressos no que diz respeito ao desenvolvimento de instrumentos de promoção e garantia dos pelos direitos humanos, no entanto, aspectos ligados à pobreza, cultura, tradição continuam favorecendo a violação e o não gozo integral dos direitos das mulheres e das raparigas, pretende-se com estas actividades contribuir consciencializando as comunidades sobre tais direitos.  

A violência baseada no género, uniões prematuras e forçadas continuam a afectar as mulheres e raparigas, sobretudo as das zonas recônditas do nosso país. Como consequência das uniões prematuras e gravidezes precoces, muitas raparigas moçambicanas têm a sua saúde sexual e reprodutiva comprometida e ainda são forçadas a abandonar a escola, afectando negativamente o seu futuro.

Para ajudar a reverter este cenário, a JustaPaz está a criar capacidades a nível das comunidades, beneficiando deste modo 240 raparigas dos distritos acima citados, enquadradas em oito clubes de escolas, onde estão a ser promovidas sessões de debate entre membros.

As escolas contempladas comportam:

[Jangamo] Escola Secundária Eduardo Mondlane de Magaiça, Escola Secundária Geral de Nhancoja, Escola Secundária Maria de Lurdes Mutola de Ligogo, Escola Primária do 1° e 2° Grau de Ligogo.

[Funhalouro] Escola Secundária Samora Machel, Escola Secundária Graça Machel, Escola Secundária Eduardo Mondlane, Escola Primária  do 1° e 2° Grau de Tomé, Escola Primária do 1° e 2° Grau de Mbone. 

Nisto, as professoras responsáveis pela área de género de cada escola beneficiária acompanham o dia a dia dos clubes. Por outro lado, foram distinguidas 22 raparigas (as mais carenciadas), com bolsas de estudos, uniforme e material escolar, mais um “kit dignidade”, constituído por pensos higiénicos, escova de dentes, pasta dentífrica, e baldes para higiene pessoal.

Como resultados, foram capacitadas 240 raparigas, entre os 11 a 18 anos, em matérias de violência baseada no género, uniões prematuras e forçadas, de forma a conhecerem e lutarem pelos seus direitos.

Assine a nossa newsletter!

Receba as últimas notícias e publicações da Justa Paz, pois procuramos incentivar e promover a resolução construtiva de disputas em Moçambique.