JustaPaz dinamiza projecto de Monitoria e Implementação das Recomendações do URP | JustaPaz

Notícias

A JustaPaz visitou de 18 a 21 de Julho do ano corrente, as acções de nível local, levadas a cabo pelo seu parceiro AMPDC – Associação de Mulheres para a promoção do desenvolvimento comunitário nos distritos de Buzi e Chibabava, na província de Sofala. 

Estas actividades enquadram-se no projecto “Monitoria da Implementação das Recomendações no Processo do URP – Moçambique”, de implementação Local ao Global (L2G).

A JustaPaz, junto do seu parceiro AMPDC, fortalece em matérias de Direitos Humanos às comunidades estruturadas em Clubes da rapariga (CBR) vinculadas às escolas locais, das quais algumas raparigas desfavorecidas beneficiam de bolsa de estudos, Mulheres em associações e turmas de alfabetização e as comunidades em Comités de Gestão de Recursos Naturais (CGRN) e Comités de Desenvolvimento Comunitário (CDC).

Monitoria da Implementação das Recomendações no Processo do URP – Moçambique

Ciente que grande parte das comunidades moçambicanas carece de conhecimento sobre instrumentos normativos nacionais que melhor exercidos, fortalecem o bem estar comunitário, a JustaPaz e seu parceiro AMPDC nos dois distritos, organiza as raparigas em clubes de rapariga (CBR) onde promove os direitos desta, divulgado entre outros a lei 19/19 sobre prevenção e combate às uniões prematuras.

Por outro lado, procura-se imponderá-las economicamente através de instalação de centros de recursos onde aprendem habilidades de corte e costura, uso de computador e na prossecução da agenda nacional de alfabetização de adultos, às mulheres ensina a ler, escrever e ainda fortalece-as economicamente divulgando poupança resultante das suas actividades agrícolas, e às comunidades lhes auxilia na questão de divulgação da lei da floresta e fauna bravia, lei das minas e a necessidade de melhor gestão e conservação dos recursos naturais existentes nas suas comunidades e acesso seguro à terra.

Nesta perspectiva, das 40 comunidades abrangidas pelo projecto, a JustaPaz visitou 4 no distrito de Búzi, Posto Administrativo de Guara-Guara nomeadamente comunidades de Guara-Guara Sede, Estaquinha, Nhamuchindo e Djovo. No distrito de Chibabava foram contempladas 2 no Posto Administrativo de Moxúngue designadamente as comunidades de Nhango e Panja e no Posto Administrativo de Goonda a comunidade de Hamamba.

Basicamente a visita serviu para interação e conhecimento dos grupos alvos e das respectivas actividades, identificar avanços e desafios na implementação e identificar/propor soluções caso se mostrasse necessário, de forma a que o projecto alcance o que se propôs a resolver.

Assine a nossa newsletter!

Receba as últimas notícias e publicações da Justa Paz, pois procuramos incentivar e promover a resolução construtiva de disputas em Moçambique.