O que é JustaPaz

JustaPaz - Centro de Estudo, Governação e Transformação de Conflito é uma organização comprometida desde 1999 com a transformação positiva do conflito e edificação da paz. Desde a sua criação desenvolve e promove modos de compreender e lidar com conflito de forma construtiva através de uma ampla gama de iniciativas de formação e acção que permitem a transformação de conflitos a níveis dos governos locais moçambicanos, da polícia e da religião. E nos países africanos de expressão portuguesa (PALOP´s) incluindo Moçambique, a JustaPaz incute aumento de habilidades e competências nesta área e promove activamente a capacitação de estruturas e estilos de vida que conduzem a uma paz justa e sustentável através de pesquisas de contextos locais e promoção de cursos específicos de curta duração.

 

Missão

Visão

 Promover abordagens construtivas e cooperativas de transformação de conflitos e redução de violência nos níveis político, religioso bem como nas comunidades de base. Estabelecimento de uma sociedade onde haja uma cultura de paz, justiça, democracia, boa governação e uma co-existencia pacífica entre as várias camadas sociais.

 

Objectivos

Organizar e implementar debates de troca de experiencias e conferenciais afim de promover a visão e o conhecimento de habilidades práticas e necessárias para se efectivar a transformação de conflitos, mediação e promoção de justiça restaurativa.

Desenvolver, coleccionar e circular recursos sobre transformação de conflito, mediação e justiça restaurativa incluindo manuais e outros materiais relevantes.

Prestar serviços de formação, pesquisa de conflitos, de potenciais e intervenção em conflitos a todos os níveis da sociedade.conflitos nos PALOPs

 

Princípios e valores da JustaPaz

Nós somos criados para relacionamentos e interdependência com outros seres humanos e com Deus com toda a criação.

Acreditamos que conflito é uma oportunidade, não somente um perigo, nós podemos lidar com o conflito de uma forma construtiva, crescendo, aprendendo e mesmo experimentando a revelação divina.

O processo que guia a reconciliação e justiva restaurativa é o diálogo e mediação e não um processo adverso.

Go to top