A área de transformação de conflitos e edificação da paz foi e está sendo bem desenvolvida nos países anglófonos. A maioria dos conceitos, abordagens e métodos disponíveis sobre transformação de conflito e edificação da paz hoje existentes estão em língua inglesa e este facto constitui uma barreira para a divulgação desses conhecimentos em países que têm como língua oficial o Português. Aliado ao facto, temos o constrangimento de exiguidade de profissionais com formação sólida nesta área ao nível dos cinco países africanos de expressão portuguesa em África (PALOPs).

Para minimizar o défice, a JustaPaz criou o IEPA que coadjuvado com as pesquisas de conceitos e conhecimento profundamente contextualizado sobre a área de transformação de conflito contribui não só na minimização da barreira linguística atrás mencionada, como também fornece conhecimentos ministrando os seguintes cursos de curta duração:

  • Democracia, Liderança e Conflitos,
  • Conflitos de Terra e desenvolvimento,
  • Governação, Direitos Humanos e Conflitos
  • Desenvolvimento Institucional e Conflitualidade

Objectivo

Contribuir para que organizações da sociedade civil, profissionais na área de transformação de conflito e outros actores nos PALOPs utilizem os conceitos contextualizados e boas práticas sobre transformação de conflito disponibilizados pela JustaPaz.

 

Grupo alvo

Entre outros daremos ênfase para profissionais, pesquisadores, estudantes e organizações da sociedade civil que lidam com a área de mediação e transformação de conflitos; líderes ou governantes locais.

 

Local de Implementação

Para os próximos 3 anos foram seleccionadas 3 (três) províncias para a implementar as actividades da JustaPaz , a escolha destas obedeceu a divisão geográfica de Moçambique ou seja, uma província para cada região conforme ilustra a tabela abaixo.

 

Regiões Províncias Distritos
Sul Inhambane Goviro, Mabote e  Morrumbene
Centro Sofala, Zambézia e Tete Gorongoza, Caia e Maringue; Nicoadala, Namacura e Mocuba; Changara, Chiuta e Moatize
Norte Nampula Nacala Porto, Nacala-a-Velha e Rapale
Go to top